A madeira é uma matéria-prima muito comum em nosso dia a dia. Aqui na STWOOD Tratamento de Madeiras fornecemos diversificadas espécies de madeiras nativas e reflorestadas. Por este motivo, separamos para você cinco fatos curiosos sobre ela. Confira:

1 – Água pode estragar mais que o fogo?

Entre as curiosidades, a que mais chama atenção é que dependendo da situação, a água pode estragar mais a madeira que o fogo. Isso acontece porque quando há muita umidade ou em níveis elevados de água, ela pode expandir e se contrair, o que pode acarretar rachaduras e empenamento. Já no fogo, quando dimensionada corretamente, haverá uma camada de sacrifício que, no momento do incêndio, carboniza e dificulta a entrada de oxigênio para o núcleo da madeira, o que faz com que a queima seja mais lenta, podendo assim calcular quanto tempo a edificação deve suportar para que haja tempo de evacuar e dar combate no incêndio, isso garante que a estrutura permanecerá íntegra.

Como podemos ver na imagem, durante um incêndio o aço atingiu a temperatura de escoamento, mas a estrutura de madeira continua resistindo.

2  – Cor e a durabilidade da madeira

Algumas das substâncias existentes nos agentes pigmentantes da madeira podem ser tóxicas e por este motivo exercem a função de afastar insetos que se alimentam da madeira, ou seja, quanto mais escura a madeira maior a sua durabilidade em relação às pragas. Porém, isso não significa que madeiras mais claras não contenham essas substâncias, podem conter, embora com menor frequência.

3  – Isolante natural de temperatura e ondas sonoras

A madeira ainda pode ser um isolante natural, já que dificulta a passagem de ondas de calor, frio e sonoras, fazendo com que o ambiente mantenha uma temperatura estável e que possua isolamento acústico.

 4  – Madeira de lei

A expressão “madeira de lei” significa que a madeira possui alta qualidade e maior resistência se comparada à outras, principalmente ao ataque de insetos e umidade. A expressão surgiu durante a colonização do Brasil, quando a coroa portuguesa estabeleceu uma Lei que ditava que este tipo de matéria-prima fosse utilizado somente por pessoas autorizadas por ela, transformando assim, a expressão em madeira de lei.

5  – Flexibilidade de utilização

A matéria-prima pode ser utilizada desde artesanatos até grandes construçõesA flexibilidade que o uso da madeira oferece para a construção e a beleza estética que traz aos projetos, aliadas às vantagens ambientais tornam o material uma excelente opção para construir, por possibilitar a liberdade de projetos de estruturas dos mais variados tipos e realizar composições usando diversos materiais de maneira integrada e harmoniosa.

Agora que você já sabe quais os benefícios da madeira, fale com a gente. Teremos o maior prazer em ajudar na realização dos seus projetos! 

Você já sabia dessas 5 curiosidades sobre a madeira? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

After you have typed in some text, hit ENTER to start searching...

× Como posso te ajudar?